• Home
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Termos de uso
segunda-feira, maio 23, 2022
Albert Sabin
  • Home
  • Notícias
  • Receitas
  • Alimentação
  • Treinamentos
  • Videos
No Result
View All Result
Albert Sabin News
  • Home
  • Notícias
  • Receitas
  • Alimentação
  • Treinamentos
  • Videos
No Result
View All Result
Albert Sabin News
No Result
View All Result
Home Alimentação

Alimentação para o intestino funcionar bem

Redação by Redação
19/08/2021
in Alimentação

VejaTambém

Insônia em crianças pode ser tratada com higiene do sono, diz médico

Brasil tem 12,6 mil novas infecções por covid-19 em 24h

Brasil encerra emergência em saúde pública com vacinação estagnada e aumento de casos de Covid-19

Nos últimos tempos, temos conversado bastante sobre a relação entre o intestino e a saúde como um todo, incluindo a imunidade e o bem-estar emocional. Nesse aspecto, tem algo básico que não podemos perder de vista: o impacto direto do funcionamento intestinal na qualidade de vida.

Em estudo recente, pesquisadores japoneses entrevistaram mais de 3 mil pessoas com constipação crônica e um terço delas relatou menor qualidade de vida e menor produtividade no trabalho em comparação com indivíduos sem constipação ou com outras doenças, como diabetes e refluxo gastroesofágico.

A constipação ou prisão de ventre é caracterizada pela redução no número de evacuações ou sensação de evacuação incompleta. Trata-se de um problema comum, que afeta de 10 a 15% da população – a maioria é mulher.

Esse quadro pode ter várias causas, mas as principais incluem ingestão reduzida de fibras, diminuição da atividade física, estresse e também mudança ambiental, que exige o uso de banheiros desconhecidos.

+ LEIA TAMBÉM: As mulheres são mais afetadas pela prisão de ventre. O que fazer?

Mas, como usar os alimentos em nosso favor? Maçã prende o intestino? Mamão e ameixa soltam? Com que regularidade preciso ingerir esses alimentos e em qual quantidade? Qual a frequência ideal de evacuação? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que buscam melhorar a saúde intestinal.

Primeiro, precisamos entender que ir ao banheiro até três vezes ao dia ou em dias alternados – de forma natural, sem uso de medicamentos, e com evacuação tipo pastosa, nem muito mole nem muito dura – é considerado um funcionamento intestinal normal.

Fora desse padrão, é importante rever os hábitos de vida e até mesmo considerar a presença de doenças capazes de influenciar na atividade do órgão – procure a ajuda de um médico ou nutricionista, se necessário.

De olho na comida

De fato, existem alimentos que ajudam a “soltar” ou “prender” o intestino. Para combater a constipação funcional, indica-se o consumo de alimentos ricos em fibras, por exemplo. Elas estão presentes em vários itens: frutas, legumes, verduras, leguminosas (como feijão, lentilha e grão-de-bico) e cereais integrais.

As fibras absorvem água e contribuem para o aumento do volume das fezes. Com isso, elas ficam mais macias, o que facilita a evacuação. Sem falar que “alimentam” as bactérias intestinais, favorecendo o crescimento de versões boas. Essas substâncias devem, portanto, fazer parte do dia a dia.

Continua após a publicidade

No grupo das frutas, a ameixa tem poder laxativo popularmente conhecido e, agora, comprovado cientificamente. Pesquisadores observaram que o consumo diário de três unidades pretas secas ou uma vermelha fresca fez com que pessoas saudáveis apresentassem, em quatro semanas, um aumento no peso das fezes e na frequência de evacuação.

Se você não gosta de ameixa, existem outras opções. O kiwi e o mamão, por exemplo, concentram grande quantidade de fibras e devem fazer parte dos hábitos alimentares de quem tem prisão de ventre.

+ LEIA TAMBÉM: Os benefícios do kiwi

Mas, e a maçã? Será que realmente prende o intestino? Supreendentemente, a resposta é não! Essa fruta também é rica em fibras, além de reunir polifenóis, que servem de alimento para as bactérias intestinais. Isso incentiva o crescimento da população bacteriana boa.

A casca da maçã é um destaque à parte, porque possui pectina, um tipo de fibra solúvel que estimula a formação das fezes. Muitas vezes, a pectina até é encontrada em suplementos nutricionais à base de fibras. Portanto, se você tem o intestino preso, a maçã está liberada, principalmente para ser consumida com a casca – depois de bem lavada, é claro.

Um toque importante: não se esqueça da água! Para aumentar a formação de fezes, as fibras absorvem água. Então, beber pouco líquido pode agravar o quadro de constipação.

A prática de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, corrida e dança, também combate os sintomas da constipação. Isso acontece pelo efeito positivo da atividade no movimento intestinal, tempo de digestão e aumento da estimulação dos músculos abdominais. Em conjunto, esses fatores fazem as fezes se moverem para o reto, induzindo sua eliminação.

No fim das contas, não existe alimento melhor ou pior: é a combinação de hábitos saudáveis que vai auxiliar no adequado funcionamento intestinal.

* Dan Waitzberg é nutrólogo, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor do grupo Ganep; Natalia Lopes é nutricionista do Nutritotal e pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP

(Este texto foi produzido pelo Nutritotal em uma parceria exclusiva com VEJA SAÚDE)

  • Continua após a publicidade



  • Fonte: Veja Saúde

    Related posts:

      O que (e como) comer para o intestino funcionar
      Mais tempo em casa, menos movimentação, mais refeições desequilibradas. Essa combinação não mexe só com o peso. Pode levar ao mau funcionamento do intestino, algo que influencia até o nosso humor. Então como reverter? Começaremos pelo básico. E, muitas vezes, o básico resolve bem. O primeiro ponto que você deve saber é que vários fatores […]...
      Comida para proteger o cérebro
      Sigmund Freud (1856-1939), em sua poltrona de couro, dá as caras nas primeiras linhas do livro recém-lançado Seu Cérebro Bem Alimentado, da Editora Fontanar (clique aqui para comprar), escrito pela psiquiatra Uma Naidoo, diretora do Departamento de Psiquiatria Nutricional e do Estilo de Vida do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. O pai da […]...
      Leite muito além da vaca
      Nos últimos anos, o leite de vaca esteve no centro de polêmicas. Seja por causa da presença da lactose, seu açúcar natural — responsável por provocar reações gastrointestinais em um grupo de pessoas —, seja em decorrência do potencial alergênico de suas proteínas. A despeito disso, continuou firme e forte na rotina dos brasileiros. De […]...
      Conheça alimentos que regulam a Glicemia
      A glicemia consiste na quantidade de açúcar no sangue, que é obtida por meio da ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como é o caso de pães e bolos, por exemplo. Por outro lado, a insulina, é o hormônio que atua no controle da concentração de açúcar (glicose) no sangue. Em contrapartida, um outro hormônio, […]...

    Related Posts

    Notícias

    Insônia em crianças pode ser tratada com higiene do sono, diz médico

    23/05/2022
    Notícias

    Brasil tem 12,6 mil novas infecções por covid-19 em 24h

    23/05/2022
    Notícias

    Brasil encerra emergência em saúde pública com vacinação estagnada e aumento de casos de Covid-19

    22/05/2022
    Notícias

    Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

    22/05/2022
    Notícias

    Esporte melhora saúde e autoestima de transplantados

    22/05/2022
    Notícias

    Brasil registra 16.194 novos casos de covid-19 e 35 mortes em 24 horas

    22/05/2022

    Discussion about this post

    No Result
    View All Result

    Veja Também

    Alimentação

    A obesidade precisa ser enfrentada com políticas públicas

    by Redação
    28/09/2021
    0

    Quantas campanhas você já viu sugerindo que perder peso é uma simples questão de mudança de hábito? Mesmo assim, ano...

    Read more

    Para vencer no esporte, também tem que treinar a mente

    25/09/2021

    Os supercafés e a nova onda das bebidas energéticas

    20/09/2021

    Dieta cetogênica não é para qualquer um

    17/09/2021

    A satisfação precisa ser inteligente

    13/09/2021
    • Home
    • Política de Privacidade
    • Contato
    • Termos de uso

    © 2021 Albert Sabin News

    • Home
    • Notícias
    • Receitas
    • Alimentação
    • Treinamentos
    • Videos

    © 2021 Albert Sabin News

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In

    Add New Playlist