• Home
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Termos de uso
  • Sitemap
domingo, junho 26, 2022
Albert Sabin
  • Home
  • Notícias
  • Receitas
  • Alimentação
  • Treinamentos
  • Videos
No Result
View All Result
Albert Sabin News
  • Home
  • Notícias
  • Receitas
  • Alimentação
  • Treinamentos
  • Videos
No Result
View All Result
Albert Sabin News
No Result
View All Result
Home Notícias

Especialista dá dicas para evitar que frio afete sono no inverno

Redação by Redação
19/06/2022
in Notícias

VejaTambém

Parques e pontos localizados na Paulista vacinam contra gripe e covid

Fiocruz reafirma importância de atividades presenciais nas escolas

Covid-19: Brasil tem 38,7 mil novos casos e 140 óbitos em 24 horas

As baixas temperaturas e a demora para amanhecer, condições típicas do inverno em algumas regiões do país, podem influenciar no sono e no despertar das pessoas. Especialista do Instituto do Sono explica que a baixa luminosidade afeta o chamado relógio interno e que o frio permite que as pessoas a durmam melhor, já que a diminuição da temperatura do corpo faz parte da fisiologia do sono.

O primeiro ponto é que, com a chegada do inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites, mais longas, o que influencia na luminosidade ao longo do dia. Segundo Gabriel Natan, biomédico e pesquisador do Instituto do Sono, a sincronização do relógio interno do organismo, que regula diversas funções do corpo, está associada à variação da luz, e a principal dica para o cérebro entender quando é dia e quando é noite é luz natural. “Por isso, a gente fica mais sonolento à noite”, ressalta.

“Durante o verão, quando acordo às 6 da manhã, é dia e, quando é dia, meu corpo reage muito melhor ao despertar, porque foi feito para entender a noite como um período de dormir. Então, se eu acordo, e o sol raiou, o despertar mais fácil é natural, o cérebro pega mais rápido a ideia de que o dia começou. Mas, no inverno, às 6 da manhã, ainda é noite. então, meu cérebro não compra a ideia de que está no momento de despertar”, explicou.

Segundo Natan, isso acontece porque a melatonina, que é o hormônio do sono, é secretada durante a noite ou no escuro. “Se eu acordo [no escuro] no inverno, ainda estou no período em que a melatonina está me dizendo: ainda é noite; então, não é a hora de acordar.”

Além disso, o sono biológico do ser humano, para acontecer, depende de uma diminuição de temperatura. “Quando a gente dorme, a temperatura central vai diminuindo um pouco, então a gente prefere, biologicamente, dormir no frio. Não um frio intenso – a temperatura ideal para o sono o humano está ao redor dos 18 graus”, disse Natan. Isso, desde que a pessoa esteja agasalhada e em um ambiente adequado para dormir.

Luz e café

O especialista disse que esses dois pontos podem dificultar o hábito de acordar cedo no inverno em algumas regiões do país e deu algumas dicas que podem ajudar as pessoas a despertar durante os dias mais frios, que costumam ter pouca luminosidade na parte da manhã.

“Se as jornadas de trabalho fossem flexíveis, acordar mais tarde não seria tanto um problema. Mas, na prática isso acontece. Por isso, vamos considerar aqui que a pessoa continua tendo que acordar no horário em que sempre acordou. Só que chegou o inverno, e ela está acordando no escuro. O que a pessoa tem que fazer? Ficar reprogramando o despertador a cada 5 minutos? [Isso] a gente evita, porque você está se enganando achando que está dormindo, mas de 5 em 5 minutos, não dorme. Fecha os olhos, mas o sono não aprofunda”, enfatizou.

Natan recomenda que a pessoa exponha-se à luz assim que acordar e ligue equipamentos como rádio ou TV. “Faz com que o cérebro, mesmo que no tranco, entenda que começou o dia. E a luz é importante para isso, não tem outra coisa, senão a luz. Para acordar, tem que ser aquela baita luz para te mostrar que o dia começou. Mesmo que lá fora esteja escuro, [é preciso] que você se exponha à luz.”

Natan Gabriel apontou ainda o café como auxiliar para despertar, desde que as pessoas não exagerem no consumo. “A ideia do café de manhã, sim, ele vai fazer muito bem para acordar, mas que a gente maneire ao longo do dia, porque o mesmo café que te acorda de manhã vai tirar teu sono à noite, então a gente não pode exagerar na dose”, disse.

Pessoas com arritmias, doenças do coração em geral, hipertensão ou ansiedade devem ter cuidado no consumo de bebidas estimulantes como o café, alertou o pesquisador.

Fonte: Agência Brasil

Related posts:

    As armadilhas do inverno para o controle de peso
    O inverno chegou e, com ele, aquelas comidas saborosas, aromáticas e quentinhas. Ao mesmo tempo, a queda da temperatura faz o nosso apetite se modificar. Já reparou como as saladas, tão apreciadas no verão, muitas vezes não nos apetecem no inverno? O interessante é que frequentemente ouvimos que gastamos mais energia nessa estação do ano […]...
    Leite muito além da vaca
    Nos últimos anos, o leite de vaca esteve no centro de polêmicas. Seja por causa da presença da lactose, seu açúcar natural — responsável por provocar reações gastrointestinais em um grupo de pessoas —, seja em decorrência do potencial alergênico de suas proteínas. A despeito disso, continuou firme e forte na rotina dos brasileiros. De […]...
    Exercício à noite: prós e contras dessa tendência
    Concedido aos cientistas americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, o Prêmio Nobel de Medicina de 2017 esquentou uma discussão de longa data: a influência dos movimentos da Terra no organismo dos seres vivos. As pesquisas desse trio, desbravadas no começo da década de 1970, foram essenciais para entender no nível molecular […]...
    O que são suplementos alimentares: para quem, quando e por quê
    Lá atrás, houve um momento em que se sonhava que a alimentação do século 21 seria composta 100% de cápsulas – elas supririam todas as nossas necessidades nutritivas, do café da manhã ao jantar. Isso não ocorreu e, dado o nosso gosto por comer, é pouco provável que vire realidade. Mas também não dá para […]...

Related Posts

Notícias

Parques e pontos localizados na Paulista vacinam contra gripe e covid

26/06/2022
Notícias

Fiocruz reafirma importância de atividades presenciais nas escolas

26/06/2022
Notícias

Covid-19: Brasil tem 38,7 mil novos casos e 140 óbitos em 24 horas

26/06/2022
Notícias

Covid-19: cerca de 2 milhões de pessoas no Rio não tomaram 1ª dose

26/06/2022
Notícias

Ministro entrega unidade da primeira Maternidade Municipal de Aracaju

25/06/2022
Notícias

SP começa aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em público com mais de 40 anos nesta segunda

25/06/2022

Discussion about this post

No Result
View All Result

Veja Também

Alimentação

A obesidade precisa ser enfrentada com políticas públicas

by Redação
28/09/2021
0

Quantas campanhas você já viu sugerindo que perder peso é uma simples questão de mudança de hábito? Mesmo assim, ano...

Read more

Para vencer no esporte, também tem que treinar a mente

25/09/2021

Os supercafés e a nova onda das bebidas energéticas

20/09/2021

Dieta cetogênica não é para qualquer um

17/09/2021

A satisfação precisa ser inteligente

13/09/2021
  • Home
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Termos de uso
  • Sitemap

© 2021 Albert Sabin News

  • Home
  • Notícias
  • Receitas
  • Alimentação
  • Treinamentos
  • Videos

© 2021 Albert Sabin News

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência em nosso website. ACEITARPOLÍTICA DE PRIVACIDADE