• Home
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Termos de uso
segunda-feira, maio 23, 2022
Albert Sabin
  • Home
  • Notícias
  • Receitas
  • Alimentação
  • Treinamentos
  • Videos
No Result
View All Result
Albert Sabin News
  • Home
  • Notícias
  • Receitas
  • Alimentação
  • Treinamentos
  • Videos
No Result
View All Result
Albert Sabin News
No Result
View All Result
Home Treinamentos

Para vencer no esporte, também tem que treinar a mente

Redação by Redação
25/09/2021
in Treinamentos

VejaTambém

Rio de Janeiro vacina grupos prioritários de 30 a 39 anos contra gripe

Insônia em crianças pode ser tratada com higiene do sono, diz médico

Brasil tem 12,6 mil novas infecções por covid-19 em 24h

Mente e corpo desalinhados: eis o principal motivo de desistências e fracassos em provas esportivas! Quanto mais imponente for o desafio, mais precisamos nos cuidar para não sofrer lesões nos treinos e maior deve ser o preparo para eventualidades. Eventualidades essas que são mais facilmente superadas por quem tem poder de resiliência.

Como atleta amador, já estive em provas bastante desafiadoras e me vi diante de obstáculos que me forçaram a ter mais preparo físico e mental. Tive a oportunidade de participar de uma corrida de 250 km em pleno deserto do Saara e fiz parte de uma ultramaratona de 100 km na Antártica a 40º negativos. Posso afirmar, categoricamente, que uma cabeça forte é o fator de desempate entre aqueles que conseguem cruzar a linha de chegada e os que desistem durante o percurso. É o que faz superar dores, desconfortos e incertezas pelo caminho.

Ao longo da minha vida, o esporte esteve e continua se fazendo presente de diferentes maneiras. Além de praticar diversas modalidades e gostar de desafiar meus limites em provas com alto grau de dificuldade, também uni esporte ao trabalho. Há 17 anos fundei a X3M, empresa que tem o propósito de fazer do esporte a principal plataforma de comunicação, engajamento e experiência.

Inovação, ousadia e adrenalina são os principais elementos da agência, que abriu o portfólio com o XTERRA Brazil, maior festival de esportes off-road do planeta, com inúmeras etapas por todo o país. Além do circuito XTERRA e outros eventos esportivos, a Uphill Marathon também faz parte do nosso currículo.

A Uphill é uma maratona para quem busca se desafiar e superar limites. Sempre realizada em regiões serranas – a edição deste ano aconteceu há pouco na Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina –, a prova ainda tem grande altimetria associada às constantes variações climáticas, ampliando os obstáculos para o corpo e para a mente.

+ LEIA TAMBÉM: O caso Simone Biles e a saúde mental nas Olimpíadas

A serra faz de tudo para te destruir. Primeiro, deixa as pernas mais pesadas. Se não estiver bem hidratado, haverá algum tipo de contratura rapidamente. Geralmente o km 30 é o decisivo. Na sequência, a serra fará o corredor andar e, neste momento, a temperatura corporal vai cair, porque o atleta deixará de produzir o mesmo calor. Pronto: é a tempestade perfeita para o corpo colapsar! Nesse momento, quem tem mente forte segue em frente e quem não tem pede pra sair!

Continua após a publicidade

Pela experiência acompanhando os atletas inscritos em nossos eventos, e vendo provas ao redor do mundo, percebo que os participantes estão cada vez mais preparados. E não me refiro só ao físico, o que conta muitos pontos, mas também ao estado mental.

Eles se valem de recursos com apoio tecnológico, como exercícios específicos de relaxamento, meditação, entre outras ferramentas que vão além do material esportivo. E tão importante quanto investir em maneiras de resguardar nossa mente para superar obstáculos é lançar luz e debater esse tema.

Um excelente exemplo é o isolamento durante a pandemia. Quantos atletas tiveram que se reinventar para conseguir treinar? Quantos deles adaptaram suas casas para conseguirem bater metas e concluir as distâncias semanais? Mas e o cuidado com a saúde mental?

Esse é um assunto tão vital no meio esportivo como em qualquer outro. É tão relevante que vimos a discussão alçar voo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em que atletas de ponta desistiram do sonho da medalha por não estarem bem emocionalmente.

Hoje, é fundamental que os atletas, amadores ou profissionais, saibam que se preparar mentalmente é possível e desejável e entender que existem ferramentas para auxiliar nesse sentido. Elas podem ser tão decisivas quanto cumprir uma planilha de km antes de uma prova.

Eu amo desafios, adoro inspirar os outros a conhecerem seus limites e continuarei testando os meus! A Uphill Marathon está aí para isso: incentivar as pessoas a treinarem o físico e o mental. Na hora da largada, sua cabeça vai ter que decidir se você vencerá ou será vencido!

* Bernardo Fonseca é fundador e CEO da X3M

  • Continua após a publicidade



  • Fonte: Veja Saúde

    Related posts:

      Leite muito além da vaca
      Nos últimos anos, o leite de vaca esteve no centro de polêmicas. Seja por causa da presença da lactose, seu açúcar natural — responsável por provocar reações gastrointestinais em um grupo de pessoas —, seja em decorrência do potencial alergênico de suas proteínas. A despeito disso, continuou firme e forte na rotina dos brasileiros. De […]...
      Malhação para o cérebro: exercícios contra Parkinson, Alzheimer e cia.
      Não estamos falando de exercícios para estimular a memória ou o raciocínio, não. É sobre colocar o corpo para se movimentar mesmo. Surgem cada vez mais provas de que a atividade física é uma forte aliada não só na prevenção mas também no tratamento de doenças nervosas. Para ajudar quem sofre com esses e outros […]...
      O ovo está bombando! | Veja Saúde
      A cada segundo, o tempo que leva para a gente piscar, são produzidos 1 300 ovos em nosso país. No ano passado, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) contabilizou a produção de 53,5 bilhões de unidades — cerca de 4 bilhões a mais do que em 2019. “São números impactantes”, avalia Ricardo Santin, presidente […]...
      Os supercafés e a nova onda das bebidas energéticas
      O empresário austríaco Dietrich Mateschitz tinha um problema sério: viajava muito a negócios e sofria com jet lag. Cansaço, indisposição, perda de foco… Tudo isso era péssimo para o trabalho. Mas, em 1984, numa viagem à Tailândia, ele conheceu uma bebida típica que rapidamente curou seu mal-estar, a Krating Daeng, ou “touro vermelho”. Mateschitz imediatamente […]...

    Related Posts

    Notícias

    Rio de Janeiro vacina grupos prioritários de 30 a 39 anos contra gripe

    23/05/2022
    Notícias

    Insônia em crianças pode ser tratada com higiene do sono, diz médico

    23/05/2022
    Notícias

    Brasil tem 12,6 mil novas infecções por covid-19 em 24h

    23/05/2022
    Notícias

    Brasil encerra emergência em saúde pública com vacinação estagnada e aumento de casos de Covid-19

    22/05/2022
    Notícias

    Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

    22/05/2022
    Notícias

    Esporte melhora saúde e autoestima de transplantados

    22/05/2022

    Discussion about this post

    No Result
    View All Result

    Veja Também

    Alimentação

    A obesidade precisa ser enfrentada com políticas públicas

    by Redação
    28/09/2021
    0

    Quantas campanhas você já viu sugerindo que perder peso é uma simples questão de mudança de hábito? Mesmo assim, ano...

    Read more

    Para vencer no esporte, também tem que treinar a mente

    25/09/2021

    Os supercafés e a nova onda das bebidas energéticas

    20/09/2021

    Dieta cetogênica não é para qualquer um

    17/09/2021

    A satisfação precisa ser inteligente

    13/09/2021
    • Home
    • Política de Privacidade
    • Contato
    • Termos de uso

    © 2021 Albert Sabin News

    • Home
    • Notícias
    • Receitas
    • Alimentação
    • Treinamentos
    • Videos

    © 2021 Albert Sabin News

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In

    Add New Playlist